13 de julho de 2025

À frente de grupo de samba feminino, Ju Moraes fala sobre assédio e machismo na música

Cantora foi uma das convidadas do ‘Diga Aí’, talk show comandado por Jessica Senra, nesta sexta-feira (24). Atores Rodrigo Villa e Lelo Filho, da Cia Baiana de Patifaria, também participaram do programa. Ju Moraes participa do ‘Diga Aí’, talk show comandado pela jornalista Jessica Senra
Reprodução/TV Bahia
A grande maioria das mulheres passa por muitas dificuldades ao longo da vida, principalmente em espaços ocupados majoritariamente por homens. Isso não poderia ser diferente para a cantora Ju Moraes. Durante participação no “Diga Aí”, talk show comandado pela jornalista Jessica Senra, a artista falou sobre as adversidades que enfrentou no samba, gênero musical que surgiu no recôncavo e que ela representa.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
Sinto [resistência das pessoas] a vida toda, em todos os universos [pelo fato de ser mulher]. Na música [sinto] muito, no samba, muito mais, né? O assédio, o machismo, as barreiras, o preconceito, são bem visíveis. Precisamos mostrar o tempo todo que somos capazes.
O programa foi ao ar na noite desta sexta-feira (24) e, na ocasião, a artista também lembrou a solidão que enfrentava na estrada durante as viagens para shows em outras cidades, com uma banda formada por homens, em sua maioria.
No entanto, isso mudou no dia 8 de dezembro de 2019, quando Ju Moraes, junto com um grupo de amigas musicistas, lançou a Sambaiana, composta exclusivamente por mulheres.
“Aquela solidão foi se dissipando com o tempo. Hoje eu tenho uma banda com as minhas melhores amigas. Isso é incrível! Eu viajo com elas, a gente ganha dinheiro juntas, é tão bom. Esse lugar de sororidade é bem mais interessante que o da rivalidade”, celebrou.
LEIA TAMBÉM:
Tatau e Carlinhos Brown falam sobre inspirações em processos criativos que marcaram o axé music
Em nova temporada do ‘Diga aí’, Jéssica Senra promete conversas descontraídas e íntimas, como se fossem no ‘sofá de casa’
Sambaiana, grupo de samba formado por mulheres
Reprodução/Redes Sociais
Teatro baiano
Os atores Lelo Filho e Rodrigo Villa, que interpretam as icônicas personagens teatrais Fanta e Pandora respectivamente, também participaram do programa. Eles detalharam a construção das figuras que fazem parte do imaginário dos baianos, desde a inspiração à interpretação nos palcos.
Ambos fazem parte da Cia Baiana de Patifaria, um dos grupos de teatro mais longevos da Bahia, que encerrou as atividades em 2021 após 35 anos de existência, porém, às atividades em março de 2022 e segue com apresentações.
Rodrigo Villa disse que é difícil para o ator do teatro baiano se manter em cena. “Eu já fiz de tudo nessa vida. Trabalhei com vendas, atendimento ao público. Posso afirmar que ser ator não é algo fácil, mas é o que me completa como ser humano”, opinou.
Lelo Filho e Rodrigo Villa, que interpretam Fanta e Pandora e fazem parte da Cia Baiana de Patifaria
Reprodução/TV Bahia
Lelo Filho trouxe à tona a necessidade de “uma virada no teatro baiano”, além de destacar a importância do público consumir espetáculos produzidos e encenados por profissionais do estado.
“O público [precisa] passar a lotar os teatros para assistir produções locais, não que a gente não vai ver artistas de fora, eles também foram a minha fonte de inspiração, mas, priorizar e, primordialmente, o teatro local, que é uma arte que emprega muita gente”, enfatizou.
“O stand-up, por exemplo, é uma arte que eu admiro muito, tenho grandes amigos que fazem stand-up, mas eles não empregam tanta gente, como figurinista, cenógrafo, iluminador, sonoplastas, camareira, tantas funções envolvidas para que uma peça, um espetáculo, aconteça”, opinou.
Rodrigo Villa, Lelo Filho e Ju Moraes participam do ‘Diga Aí’, talk show comandado por Jessica Senra
Reprodução/TV Bahia
Confira o episódio na íntegra 👇
Ju Moraes, Lelo Filho e Rodrigo Villa participam do ‘Diga Aí’
📺 Confira trechos do episódio
Ju Moraes fala sobre presença feminina no samba
Ju Moraes fala sobre casamento com Thiciana Zaher
Rodrigo Villa fala sobre fim de casamento após traição do ex
‘A gente precisa de uma nova virada no teatro baiano’, afirma Lelo Filho
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Mais Notícias