17 de julho de 2025

Após registrar 3,5 mil casos, Itu decreta situação de emergência contra dengue

Itu (SP) é a cidade com mais casos positivos da região do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba (SP). Medida foi tomada pela prefeitura do município. Itu (SP) é a cidade com maior número de casos na região
Reprodução/TV TEM
A Prefeitura de Itu (SP) decretou, nesta quinta-feira (14), situação de emergência de saúde contra a dengue.
A medida foi tomada após a cidade registrar 3,5 mil casos da doença em apenas três meses, número superior ao total de pessoas diagnosticadas com a doença em 2023. De acordo com o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), o município é o maior foco do mosquito transmissor na região de Sorocaba (SP).
Durante o período, os órgãos públicos de saúde adotarão esquemas especiais para combater a dengue. Também serão contratados funcionários extras na área da saúde, além da ampliação do sistema público, para oferecer maior suporte para os infectados.
Em fevereiro, Itu inaugurou o Centro de Atendimento Dengue. O serviço, que funciona na UBS 05, localizada no bairro Altos da Vila Nova, oferece testes, medicamentos, atendimentos de enfermagem e, em caso de necessidade, hidratação aos pacientes.
O que é a dengue?
Como saber se você está com dengue e se é grave
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte. Veja quais são os principais sintomas:
Febre
Dor no corpo e articulações
Dor atrás dos olhos
Mal-estar
Falta de apetite
Dor de cabeça
Manchas vermelhas no corpo
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: Assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias