Ideia do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (SP) é contribuir para a diminuição do estresse dos bebês e ajudar no ganho de peso, auxiliando na recuperação dos prematuros. 38 recém-nascidos estão na UTI Neonatal do Conjunto Hospitalar de Sorocaba
Reprodução/TV TEM
Humanização: no dicionário, ação ou efeito para tornar-se mais amável. Substantivo que virou verbo para profissionais da saúde que se dedicam a cuidar de recém-nascidos prematuros na UTI Neonatal do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).
Pequeninos, mas já incansáveis na luta pela vida, os bebês precisam dos cuidados especiais de uma equipe multidisciplinar.
Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
‘Momento psiu’ oferece momento de calmaria para prematuros internados no CHS
TV TEM/Reprodução
Essa humanização ganhou um reforço: o “momento psiu”. Uma vez por dia, sempre no fim da tarde, a equipe apaga a luz principal, que dá espaço a uma iluminação ultravioleta acompanhada de uma música calma. Nesse período, o foco é a tranquilidade.
Os bebês continuam sendo monitorados, porém, de maneira sútil, para diminuir qualquer possibilidade de ruído dentro da UTI. A equipe realiza um estudo, para avaliar se o número de hemorragias nos prematuros diminuiu depois da implantação do “momento psiu”.
Os prematuros ficam nas incubadoras, que contam com vários aparelhos que fazem ruídos. Portanto, o momento contribui para a diminuição do estresse do bebê e ajuda no ganho de peso, auxiliando na recuperação dos prematuros, que tanto ensinam à equipe.
38 recém-nascidos estão na UTI Neonatal do Conjunto Hospitalar de Sorocaba
Veja mais notícias no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM