Chama a atenção o fato de o número de mortes no Distrito Federal ser bem maior que o registrado em Minas Gerais, estado que lidera o ranking de casos no Brasil. Dengue: 1 em cada 4 mortes aconteceu no DF, informa Ministério da Saúde
Jornal Nacional/Reprodução
Números do Ministério da Saúde revelam que uma em cada quatro mortes causadas pela dengue aconteceu no Distrito Federal.
Em 2024, já morreram 467 pessoas vítimas da dengue em todo o país; 109 só no Distrito Federal, que registrou 140.057 casos da doença — 1.858 graves.
Chama a atenção o fato de o número de mortes no Distrito Federal ser bem maior que o registrado em Minas Gerais — estado tem o maior número de casos confirmados, com mais de meio milhão.
Segundo especialistas, um dos quadros mais graves da doença é quando ocorre o chamado “choque”, uma evolução rápida da doença provocada pela queda acentuada da pressão arterial seguida de insuficiência circulatória grave.
“Quando a pessoa tem dengue grave, ela perde muito líquido que sai dos seus vasos sanguíneos e vai para os seus tecidos, os pulmões, o fígado, às vezes até as pessoas percebem que estão inchadas. Então, a pressão da pessoa baixa tanto, que começa a falhar o coração, falham os rins, falha todo o sistema. Isso já é uma fase muito perigosa da doença. Então, ela precisa de muito líquido para conseguir recuperar essa pressão arterial e não entrar em choque”, explica Claudio Maierovitch, médico sanitarista da Fiocruz em Brasília.
Com a procura em baixa, Ministério da Saúde e a Anvisa reforçam a segurança da vacina contra a dengue
Ainda de acordo com o epidemiologista, o alto número de óbitos de pessoas que chegaram na fase mais grave da doença está relacionado às falhas no atendimento.
“Elas chegam no serviço de saúde, ficam horas esperando. Aí muitas vezes não tem médico para atender, ou é um caso grave e não encontra vaga para internar. Muita gente volta para casa sem assistência”, diz Maierovitch.
Até agora, o Brasil registrou 1,6 milhão de casos de dengue. Além de Minas Gerais e do Distrito Federal, sete estados estão em situação de emergência. O Rio Grande do Sul entrou para essa lista nesta quarta-feira (13).
O Ministério da Saúde declarou que coordenou diversas ações de combate ao mosquito da dengue no distrito federal em 2024.
LEIA TAMBÉM
Afastamento de trabalhadores por causa da dengue atrasa a entrega de mercadorias e dificulta novos negócios
Dengue: brasileiros que tomaram primeira dose da vacina em clínicas privadas não encontram segunda dose
Espécie de peixe ajuda no combate à proliferação do mosquito da dengue