15 de julho de 2025

Moradores em situação de rua participam de Censo em Rio Preto

Objetivo da pesquisa é traçar o perfil dessas pessoas para criar novas políticas públicas baseadas na necessidade delas na cidade. Censo com moradores em situação de rua é realizado em Rio Preto (SP)
Reprodução/TV TEM
A Prefeitura de São José do Rio Preto (SP) deu início, na segunda-feira (11), a um Censo com moradores em situação de rua com o objetivo de criar novas políticas públicas na cidade. Com 24 perguntas, a pesquisa é feita de forma individual e online.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A Pousada da Esperança na Providência de Deus é uma das instituições que acolhem essas pessoas e que participam do Censo. A psicóloga Sarah Santos Carvalho explica qual é o direcionamento das perguntas.
“Eles respondem quanto tempo estão na rua, quais serviços utilizam que a própria cidade oferece, que tipo de atendimento eles procuram e qual o desejos deles aqui na cidade”, conta.
Rio Preto faz censo para contabilizar moradores em situação de rua
67 homens que foram acolhidos estão na pousada e responderam às perguntas de múltipla escolha, que foram aplicadas por uma psicóloga e uma assistente social que passou por capacitação.
A secretária de assistência social de Rio Preto, Helena Marangoni, diz que a proposta do Censo é achar soluções para tirar essas pessoas das ruas e trabalhar com elas a perspectiva de buscar um futuro melhor.
Na segunda-feira, foram realizadas 246 entrevistas. Esses dados coletados serão analisados pelas equipes de Vigilância Socioassistencial e de Proteção Social da cidade.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Mais Notícias