15 de julho de 2025

Moraes apresenta sala no TSE que será usada para monitoramento de fake news nas eleições

Nome oficial da sala é Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia. Além do presidente do TSE, participaram da cerimônia o ministro da Justiça, o PGR e repre O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apresentou nesta terça-feira (14) uma sala que servirá como um centro de monitoramento de fake news e desinformação para as eleições municipais de outubro.
Imagens do centro de controle do TSE para combate às fake news nas eleições
Mais cedo, Moraes recebeu representantes do Tribunais Regionais Eleitorais dos estados. O objetivo também era tratar de ações para combates a desinformação nas eleições municipais.
Além dos representantes dos TREs e Moraes, participaram da inauguração da sala também o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que já foi presidente do TSE, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, que já foi procurador-geral eleitoral. Representantes das plataformas de redes sociais também compareceram.
O nome oficial da sala é Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia. Representantes de instituições públicas vão trabalhar nele.
Em seu discurso, Moraes disse que as “fake news foram anabolizadas pelo mau uso da inteligência artificial”.
Preocupação do TSE
O avanço da IA tem preocupado autoridades dos Três Poderes, que avaliam que a ferramenta pode ter um impacto negativo nas campanhas ao redor do país. Câmara, Senado e o Ministério da Justiça têm debatido propostas para regulamentar a tecnologia.

Mais Notícias