20 de julho de 2025

Putin não irá à cúpula do Brics no Rio por falta de clareza do governo brasileiro, diz Kremlin


Governo russo afirmou que Brasília não deixou claro seu posicionamento sobre cumprimento ou não do mandato de prisão expedido contra Vladimir Putin pelo Tribunal Penal Internacional, do qual Brasil é signatário. Encontro do Brics acontece na semana que vem no Rio. Lula encontra Putin na Rússia, em maio de 2025.
Ricardo Stuckert/ Presidência da República
O presidente russo, Vladimir Putin, não viajará para a cúpula do Brics, que acontece na semana que vem no Rio de Janeiro, anunciou o Kremlin nesta quarta-feira (25).
O assessor de política externa do governo russo, Yuri Ushakov, afirmou que Putin decidiu não comparecer a reunião de líderes do grupo porque o Brasil “não conseguiu se posicionar de forma clara” sobre o mandado de prisão emitido contra o presidente russo pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).
Em 2023, o TPI emitiu condenou Putin à prisão por crimes de guerra durante o conflito contra a Ucrânia. Em teoria, países signatários do tribunal, como o Brasil, devem cumprir mandados de prisão emitidos pela corte internacional, mas, na prática, a decisão depende de cada país.
“Isso (ausência do Putin) se deve a certas dificuldades, no contexto da exigência do TPI. Nesse contexto, o governo brasileiro não conseguiu se posicionar de forma clara,que permitisse a participação do nosso presidente nesta reunião”, disse Ushakov.
A Rússia, que não é signatária do TPI, nega as alegações de crimes de guerra e considera o mandado nulo e sem efeito. Mas um país signatário do tribuanl, como o Brasil, poderia acatar a decisão e executar a prisão do líder russo caso ele entrasse em território brasileiro.
Em 2023, ele decidiu não viajar para a África do Sul, para uma cúpula também do Brics. Mas, no ano passado, ele foi recebido com tapete vermelho na Mongólia, outro membro do TPI mas que garantiu a Putin que não o prenderia.
O assessor do Kremlin disse que o Brasil ainda não deixou claro se faria o mesmo.
Por isso, Putin participará da cúpula por videoconferência, ainda de acordo com Moscou. Presencialmente, a Rússia será representada pelo chanceler russo, Sergei Lavrov.
O presidente chinês, Xi Jinping, também não deve participar da cúpula do Brics no Rio de forma presencial, segundo a imprensa chinesa.
Reunião do Brics reúne autoridades no Rio

Mais Notícias