Quase 30% dos contribuintes ainda não entregaram a declaração. O prazo se encerra no fim de maio. Quase 30% ainda não declararam imposto de renda
Quase 30% dos contribuintes ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda. O prazo está terminando.
É tão certo que é tido como “regra” na contabilidade: em março, a Receita Federal libera o programa das declarações de Imposto de Renda. Em abril, a maior parte dos contribuintes esquece esse assunto e, em maio, começa a maratona dos contadores.
“Agora não tem mais final de semana, sábado, domingo. Se precisar trabalhar, meu time vai estar todo aqui para entregar esses impostos para a Receita Federal”, diz Richard Domingos, diretor de escritório de contabilidade.
A previsão da Receita Federal é receber 43 milhões de declarações. Ainda faltam 13 milhões. Começa agora, então, começa o período de rush do Imposto de Renda. Se tantas declarações ainda não foram entregues, a gente pode imaginar que até o prazo final só deve aumentar o trânsito de contribuintes a caminho da Receita Federal. É como começo da noite em uma metrópole: quanto mais perto da hora do compromisso você sai, maior a chance de chegar atrasado. Na prática: multa de até 20% do valor do imposto.
Entre as declarações entregues, a maioria é de contribuintes com imposto a restituir. É possível destinar parte do dinheiro do imposto devido para o Fundo da Criança e do Adolescente e do Idoso de cidades do Rio Grande do Sul atingidas pela inundação.
Imposto de Renda 2024: declaração pré-preenchida e recebimento via PIX dão prioridade na restituição
O primeiro lote foi liberado para consulta nesta quinta-feira (23), e a Receita Federal priorizou o Rio Grande do Sul. Vai pagar mais de R$ 1 bilhão em restituição para contribuintes gaúchos no dia 31 de maio. Moradores das cidades do estado onde foi decretada calamidade pública podem entregar a declaração até o fim de agosto.
Quem ainda não fez a declaração e optar pela pré-preenchida, deve ficar atento. O especialista tributário Rossano Dian diz que a inteligência artificial só faz uma parte do trabalho.
“A própria Receita Federal avisa o contribuinte: estou ajudando você com informações preliminares, mas não são todas e se você não prestar atenção nisso, caí na malha fiscal, você pode ser autuado”, explica o especialista tributário Rossano Dian.
O que não muda é a tendência de sair na última hora junto com todo mundo. A educadora financeira Ana Rosa Vilches jurou que esse ano ia fazer diferente, mas deixou o Imposto de Renda e a promessa para depois.
“Tenho o cuidado com meu pai e com minha sogra, tenho três netinhos. E, assim, nessa correria toda, toda essa organização fica difícil cumprir com alguns compromissos. A gente vai postergando”, conta.
LEIA TAMBÉM
Imposto de Renda 2024: Receita abre consulta ao 1º lote de restituição nesta quinta-feira; veja se vai receber
Imposto de Renda 2024: veja o calendário dos lotes de restituição