3 de julho de 2025

Veja o que se sabe sobre o helicóptero dos bombeiros que caiu no Rio Araguaia

Cinco bombeiros militares e um militar da Marinha estavam a bordo do helicóptero. Equipe fazia patrulhamento. Vídeo mostra momento em que helicóptero dos bombeiros faz pouso forçado no Rio Araguaia
Um helicóptero do Corpo de Bombeiros precisou fazer um pouso forçado às margens do Rio Araguaia, na manhã de sábado (20), em Britânia, no oeste do estado. O momento exato em que a aeronave caiu na água foi filmado por turistas que estavam no local (veja o vídeo acima).
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsAp
Veja o que se sabe sobre o assunto:
Quantas pessoas estavam no helicóptero?
Qual o estado de saúde dos ocupantes?
O que a equipe fazia no helicóptero?
Como o piloto conduziu a aeronave durante o acidente?
Por que o helicóptero caiu?
O que diz o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)?
LEIA TAMBÉM:
ASSISTA: Vídeo mostra o exato momento do acidente
PERDEU FORÇA: Helicóptero ‘perdeu força’ durante voo e fez pouso forçado no Rio Araguaia
EXPERIÊNCIA: Ocupantes do helicóptero não tiveram grandes ferimentos ‘graças à experiência do piloto’, dizem bombeiros
Quantas pessoas estavam no helicóptero?
Os bombeiros informaram que, no momento do acidente, havia cinco bombeiros militares e um militar da Marinha a bordo do helicóptero. Destes, cinco não sofreram ferimentos.
Qual o estado de saúde dos ocupantes?
Segundo a corporação, o piloto sofreu ferimentos leves. O major Sérgio Roberto Lima detalhou o estado de saúde de cada um dos seis ocupantes.
“Todos os passageiros estão estáveis: dois precisam de cuidados ortopédicos específicos e foram encaminhados para Goiânia, dois são avaliados no Hospital Municipal de Britânia e dois não precisaram de atendimento”, disse.
O que a equipe fazia no helicóptero?
O Corpo de Bombeiros informou que o helicóptero fazia um voo de patrulhamento. “O helicóptero estava dando suporte aos finais de semana devido ao volume de turistas na região”, explicou o coronel Washington Luiz Vaz Júnior.
Como o piloto conduziu a aeronave durante o acidente?
A corporação afirmou que os ocupantes do helicóptero não tiveram grandes ferimentos “graças à experiência do piloto”. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele conduziu a aeronave ao local mais seguro.
“O piloto fez todas as manobras de emergência possíveis que o caso requer, e com um julgamento rápido levou a aeronave, já sem potência, para o lugar mais seguro e tentou ao máximo diminuir o impacto”, diz a nota do Corpo de Bombeiros.
Por que o helicóptero caiu?
Segundo o coronel Washington Luiz Vaz Júnior, o helicóptero perdeu força durante o voo. Ele contou que a aeronave passou pelo posto de Itacaiú e seguia em direção a Aragarças quando o acidente ocorreu. Segundo ele, a aeronave é conservada e “segurada”.
O que diz o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)?
Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que as equipes do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) estão no local.
Íntegra da nota do Cenipa:
Investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizados em Brasília (DF), foram acionados, neste sábado (20/07), para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-CBG no município de Itacaiú (GO).
Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.
Helicóptero dos bombeiros faz pouso forçado no Rio Araguaia, em Goiás
Divulgação/Corpo de Bombeiros
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias